Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Acisga completa 30 anos de sucesso e conquistas

No último dia 20 de agosto, a Associação Empresarial de São Gabriel do Oeste (Acisga) completou 30 anos de existência. Data importante para empresários que acreditaram no associativismo como forma de conquistar novos caminhos se tornando referência em todo o Mato Grosso do Sul.

 

No último dia 20 de agosto, a Associação Empresarial de São Gabriel do Oeste (Acisga) completou 30 anos de existência. Data importante para empresários que acreditaram no associativismo como forma de conquistar novos caminhos se tornando referência em todo o Mato Grosso do Sul.

Sua história começou a partir dessa discussão, da necessidade da classe empresarial se organizar para defender seus interesses, bem como fortalecer o comércio local que se mostrava promissor. No dia 20 de agosto de 1984 a Acisga foi fundada, uma associação civil, sem fins lucrativos e considerada de utilidade pública pelo governo estadual e municipal, tendo por utilidade precípua a defesa dos interesses comuns das pessoas físicas e jurídicas que exerçam atividade econômica, com ou sem fins lucrativos e da economia de São Gabriel do Oeste, de Mato Grosso do Sul e do país, e, em especial defender, orientar, coligar e instruir as classes que representa.

A primeira diretoria foi composta por: Erocy Scaini, Aldino Sangali, Estácio Maciel, José Luiz Cardoso, Luiz Dungienia, Jonas Medeiros, Luiz Reami, Antônio de Oliveira, Rubens Possoban, Olimpio Marodin, Clovis Fontana, Nilson Volce, Eduardo Pawvilina, João Link, Antônio Goulart, Selma Lambert, Aldo Krasnievicz, Arai Barbosa, Aldain Machado, Roque Benardi, Francisco Mascanello e Ida Zamignan.

Segundo o primeiro presidente da Acisga, Erocy Scaini, na época em que foi fundada a entidade quase não existiam associações no Estado e, principalmente, nas pequenas cidades do interior. “Mesmo com as dificuldades iniciais conseguimos firmar convênios para que os empresários tivessem recursos para investir, buscamos empresas e concessionárias de máquinas para se instalar no município e criamos convênios médicos. Conseguimos também desde o início o apoio da sociedade e das autoridades municipais e isso foi muito importante para o crescimento da Acisga”.

O primeiro vice-presidente, Aldino Sangali, disse que antes de ser fundada a Acisga não havia uma estruturação do comércio e a população tinha que realizar as suas compras em Campo Grande. “Com o grande investimento na agricultura houve-se a necessidade de evoluir rapidamente o comércio local. A Acisga veio para auxiliar o desenvolvimento comercial e promover um maior interesse em se investir na cidade”.

Selma Lambert, sócio-fundadora e primeira presidente mulher da Acisga, lembra que São Gabriel do Oeste era uma cidade nova e que possuía poucas empresas e a associação foi criada com a finalidade de unir os comerciantes para que eles tivessem mais força para trabalhar. “Queríamos incentivar o comércio local para que os moradores comprassem no município e, consequentemente, gerar renda e empregos para São Gabriel do Oeste. Tivemos um início muito difícil, mas com o empenho, luta e espírito empreendedor de alguns empresários conseguimos fazer da Acisga referência estadual”.

A empresária Iva Muller, que foi uma das pioneiras da associação e ex-presidente da Acisga, disse que as principais dificuldades do início da entidade foram a pequena quantidade de sócios e conseguir reuní-los. “Com o tempo a associação começou a ganhar credibilidade, principalmente, após a realização de promoções como o Natal Feliz, onde o consumidor ficou mais satisfeito e a comprar no comércio local. Boa parte do sucesso da Acisga se deve também ao empenho dos colaboradores, que juntamente com as diretorias eleitas protegem o comerciante, e isso ajuda no crescimento da entidade e, consequentemente, do município”.

Nestes 30 anos empresários se doaram a construção física e institucional da Acisga. Foram dezesseis presidentes com seus diretores, conselheiros e colaboradores que alavancaram e deram suporte à indústria e ao comércio buscando para a população são-gabrielense informações de qualidade direcionada às reais necessidades do empreendedorismo, mantendo departamentos e serviços em condições de servir ao associado e toda a comunidade. Com isso gerou-se mais emprego e renda. 

Dentre os ex-presidentes da Acisga, podemos mencionar Volmir Antonio Bernardi; Jair Frozza; Omene Vera Martins e Leocir Montagna, este último também dirigiu a Federação das Associações Empresarias de Mato Grosso do Sul (Faems), sendo o primeiro presidente da federação que era de uma cidade do interior, com isso o nome de São Gabriel do Oeste foi levado a nível estadual e federal trazendo, consequentemente, mais credibilidade para Acisga, que hoje é a 3ª maior associação do Estado.

A Acisga tem participação ativa na sociedade ao buscar informações através de cursos, treinamentos, palestras, debates reuniões, capacitações para os empresários e funcionários de São Gabriel do Oeste e parcerias com serviços de cobranças e proteção ao crédito e com o Sebrae/MS, Prefeitura de São Gabriel do Oeste, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Sicredi, Cooasgo a fim de promover e definir os rumos dos investimentos de cada setor econômico, para assim propiciar o crescimento e desenvolvimento sócio econômico local.

Campanhas
Com o objetivo de fomentar o comércio local, a Acisga durante todos estes anos promove e participa de inúmeras campanhas, como Mamãe Feliz, Papai Feliz, Dia dos Namorados, Liquida Mix e Promoção Natal Feliz, este último, sorteou na sua última edição, mais de 500 prêmios instantâneos, uma moto 0 km e como prêmio principal, uma caminhonete Ford Ranger 0 km. Participaram da promoção 165 empresas que distribuíram mais de 632 mil raspadinhas para participação nos sorteios dos prêmios que contou com um público participante de sete mil pessoas.

Todos os anos a Acisga também desenvolve o tradicional Almoço do Trabalhador, no dia 1º de maio, que conta com a participação dos empresários, funcionários e familiares.

Conquistas
Durante os 30 anos a Acisga obteve diversas conquistas entre elas a sede própria, inaugurada em 2001, e que fica localizada na rua João Evangelista Rosa, nº 572 – Centro.

Em 2013 a associação adquiriu um veículo Chevrolet Prisma 0 km e uma moto Honda Biz 0 km. O prédio e fachada da entidade foram reformados, trazendo mais comodidade para os colaboradores.

Em dezembro foi iniciado o serviço de emissão do Certificado Digital para atender a demanda e as necessidades dos comerciantes locais e das cidades vizinhas. A procura foi satisfatória ao ponto de se equiparar ao número de emissões de Dourados.

O Ecoponto foi criado através de uma parceria conjunta que envolveu o vereador Guinter Maffissoni; Secretária de Indústria Comércio e Serviços; empresários que atuam no setor; prefeitura e Acisga para ser o ponto de coleta dos pneus sem condições de uso que se tornavam criadouros do mosquito da dengue e neste ano a população já pode perceber uma diminuição nos índice de casos notificados da doença.

A Revista da Acisga foi desenvolvida para ser uma nova oportunidade dos parceiros e associados divulgarem os seus potenciais e diferenciais para a sociedade.

Durante o ano de 2013 também foi inaugurado o escritório da Junta Comercial, que era o sonho da classe comercial são-gabrielense que precisava se deslocar até Campo Grande para realizar os serviços de matrícula e cancelamento de empresas; arquivamento de documentos relativos à constituição, alteração, dissolução e extinção de firmas, sociedades ou cooperativas; emitir declarações de microempresas; autenticação de instrumentos de escrituração

Metas
A atual diretoria, presidida por Emerson Gomes, tem como meta principal dar continuidade à missão de detectar as necessidades, disponibilizar informações que visam soluções capazes de identificar valores de negócios com o objetivo de agregar à participação de todos os empresários de São Gabriel, valorizando assim o crescimento da empresa, a geração de emprego e renda. “Temos como meta a construção da nova sede da associação que contará com espaço administrativo, auditório multiuso e estacionamento integrado; defender a classe empresarial; lutar para que haja uma redução na carga tributária do Estado; oferecer novos produtos e serviços para os associados; buscar cursos para a capacitação da mão de obra local; levar informações para os empresários; atender as demandas da classe empresarial e fortalecer as pequenas e médias empresas”, afirma o presidente Emerson Gomes.

O presidente salienta a importância da união dos comerciantes no desenvolvimento do comércio local. “Em São Gabriel do Oeste temos uma classe empresarial unida, onde conseguimos ter uma entidade forte e representativa que consegue fazer muitas ações em prol do empresariado e fomento local, mas sempre temos a meta de aumentar a participação e união dos empresários. E esta é a importância de poder contar com todas as empresas do município associadas à entidade.”.

Emerson Gomes afirmou que nestes 30 anos de Acisga o que deve ser comemorado é a continuidade do trabalho desenvolvido pela entidade que tem alcançado vários objetivos e metas. “Temos que agradecer também os nossos parceiros e, principalmente aos empresários, sem eles a associação não existiria e não conseguiria ser forte e participativa”.

O presidente da Acisga deixou como mensagem aos associados para acreditar no comércio local e se unir cada vez mais, participando das reuniões, eventos e promoções promovidas pela associação. “Agradeço a todos os empresários, diretores colaboradores e consumidores que nestes 30 anos contribuíram para o fortalecimento da Acisga para que hoje pudesse ser referência no Estado”.

Leciele Segantini/Acisga
Fotos: Divulgação Acisga 


Palavras-chave: acisga 

Redes sociais

Newsletter